O Ato de empreender é muitas vezes uma solução em meio a crise econômica. Dornelas, afirma que o aumento do índice de desemprego faz com que os ex-funcionários, comecem a criar novos negócios. O empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica as oportunidades.
Se você quer ser um empreendedor, deverá seguir alguns passos para saber se o negócio terá as oportunidades no mercado.
Primeiramente deverá identificar e avaliar a oportunidade, é uma das tarefas mais difíceis, pois todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza.
Uma das técnicas utilizadas para avaliar a oportunidade é a técnica de brainstorming, a tempestade de ideias, o empreendedor deve ter a mente estimulada, conversar com várias pessoas de diferentes idades e classes sociais, e culturas diferentes,auxilia no descobrimento das oportunidades, pois verifica as necessidades dos consumidores potenciais.
Antes de abrir um negócio, ou criar um novo produto/serviço o ideal é fazer uma pesquisa de mercado, pois é com ela que você conhecerá o perfil do cliente em potencial, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.).
A análise das oportunidades deve responder as seguintes perguntas:
Qual mercado meu produto/serviço atenderá?
Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
Quais vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
Qual equipe transformará essa oportunidade em negócio?
Se você que é um empreendedor em potencial, fique atento as tendências do mercado, pesquise a categoria de seu produto/serviço para identificar os concorrentes em potencial, seja diretos ou indiretos. Utilize de ferramentas como a técnica de brainstorming e a pesquisa de mercado para avaliar se sua ideia tem potencial de mercado.
Pesquise e avalie sua proposta de negócio, antes de iniciar um novo empreendimento, assim quando tiver certeza do potencial de seu produto/serviço a tendência será o sucesso.
*Juliane Ott - Formanda em Administração pela UPF.