top of page
  • Janaína da Maia

Sou Relações Públicas sim!


Acredito que muitos profissionais de relações públicas já passaram pela mesma situação: Em que você é formado? Você responde Relações Públicas! E logo vem aquele “que legal”. Mas em muitos “que legal” vem o desconhecimento da profissão de relações públicas, muitos desconhecem esta profissão, e mais, que ela deve ser exercida por profissionais qualificados e graduados na área.

Relações públicas é uma das três habilitações da área de comunicação social. Dentro de um departamento de comunicação social temos além do profissional de relações públicas, o jornalista e o publicitário.

O RRPP (sigla usada para representar as relações públicas) pensa a parte estratégica das organizações. James Grunig diz que o “relações públicas no século XXI é uma complexa profissão exercida por centenas e milhares de indivíduos ao redor do mundo”. A complexidade desta profissão, justifica o desconhecimento das pessoas.

O profissional de RRPP possui uma área ampla de trabalho. Podemos trabalhar em uma organização, empresas privadas, agências de comunicação, órgãos públicos, associações, escolas, universidade e assessorias.

Elaboramos estratégias de comunicação com os mais diversos públicos da organização, clientes, fornecedores, colaboradores, ou seja, realizamos a comunicação interna e externa. Realizamos pesquisa de mercado e clima organizacional. O profissional busca estabelecer uma relação entre empresa e cliente, empresa e colaborador. Pois uma relação saudável entre os públicos, resulta no crescimento e fortalecimento da organização e sua marca.

Logo, a imagem da empresa ou assessorado é de suma importância para o RRPP. Pois, somos responsáveis em passar ao público a essência da organização, sua missão, seus valores, sua visão. E principalmente de manter a “boa” imagem da mesma. Com isso, as crises e escândalos que envolve uma marca, empresa ou pessoa também são de responsabilidade do relações públicas, que deve ter sempre um bom plano de prevenção de crises.

Muitas pessoas que trabalham com assessoramente, atendimento em geral, eventos gostam de dizer que são relações públicas, no entanto, desconhecem a essência desta profissão, desconhecem as funções e importância das mesmas. E mais, desconhecem que para ser relações públicas você deve entrar em uma universidade e estudar todas as formas de planejamento, públicos, estratégias, maneiras de se portar e muito mais. E não simplesmente dizer: Sou relações públicas.

Janaína da Maia é formada em Relações Públicas pela Unicruz em 2012.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page