top of page
  • Janaína da Maia

Responsabilidade Social Parte I


Este mês e nos meses sub seqüentes vou tratar de um tema na qual me identifico muito. É uma disciplina da grade de relações públicas, e foi tema do meu trabalho de conclusão de curso: A responsabilidade social. Neste mês, uma pequena reflexão sobre o tema.

O crescimento acelerado, o descaso do poder público e entre outros motivos, vem causando inúmeros problemas sociais, estes passaram a ser uma preocupação para toda a sociedade brasileira. Ela depara-se com uma triste realidade, onde uma pequena parte a população possui alto padrão de vida e a maior parte luta para sobreviver com baixo salário, falta de moradia e educação precária.

Com a falta de auxílio governamental, o desenvolvimento dessa parte da sociedade passou a ser uma oportunidade para as organizações, que encontraram nestes problemas sociais uma porta para a prática da responsabilidade social.

As empresas passam a relacionar – se mais com a sociedade, com isso, percebem mais suas dificuldades, suas fraquezas e necessidades. Fazendo com que organizações com visões voltadas para o social, passem a preocupar-se com o bem estar comum.

Neste novo cenário, as organizações deixam de ser dependentes apenas delas mesmas, e de seus colaboradores, acionistas e fornecedores. E passam a depender também da sociedade na qual está inserida. Uma vez que o apoio da mesma é fundamental para o crescimento da organização.

Logo, empresas assumem um compromisso com a sociedade e passam a desenvolver projetos sociais, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornando-se empresas responsáveis.

A comunicação social, juntamente com a organização tem como missão servir a sociedade, mostrando a importância da afinidade entre organização e sociedade. Para isto, as relações públicas trabalham para auxiliar esta relação, de forma a criar meios para atender seus públicos, seja através da qualidade de produtos e serviços, e no compromisso assumido com o desenvolvimento social do país.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page