top of page
  • Foto do escritorJaqueline Ott Silva

As cores e seus significados culturais


Entender a percepção humana em relação à cor passa, obrigatoriamente, pela compreensão do simbólico. Em cada cultura, a cor possui um significado e linguagem própria que devem ser respeitados. Vamos algumas cores e sua simbologia em diferentes regiões do mundo:

Azul

Índia - criança ornamentada para festival religioso

Culturas ocidentais (América do Norte e Europa): É a cor mais popular para logos de bancos por que representa confiança e autoridade. A cor é máscula e é usada para representar o nascimento de um menino. O azul também é acalmante, reconfortante e calmo embora possa ser associada com depressão ou tristeza.

Culturas orientais e asiáticas: A matiz é sempre associada com a imortalidade. Na cultura indiana, azul é a cor de Krishna – uma figura central no hinduismo e um dos deuses hindus mais populares. Muitos times indianos usam a cor como símbolo de força. Ao contrário dos E.U.A., onde o azul é associado com homens, é considerada uma cor feminina na China.

América Latina: Por causa do alto número de católicos na América Central e do Sul, o azul é geralmente associado com religião por causa da veste ou lenço da Virgem Maria. No mais, o azul pode causar tristeza por ser associada com lamentação. É também a cor da serenidade no México, e é a cor de sabonete na Colômbia.

Oriente Médio: Azul é segurança e proteção. É também associada com o Paraíso, espiritualidade e imortalidade.

Em todo o mundo: Na Tailândia, o azul é associado com a sexta-feira. Azul é geralmente considerada como uma cor positiva e segura para um público global. Skype, a empresa de VOIP, usa o azul em todos seus produtos no mundo.

Vermelho

Comemorações do Ano Novo Chinês.

Culturas ocidentais (América do Norte e Europa): Vermelho é a cor da paixão, da empolgação. Ele possui associações negativas e positivas – perigo, amor e empolgação e é usado em conexão com o bloco do leste, representando o comunismo. Vermelho é também associado com o poder e tem alguns significados religiosos quando é usado em conjunto com o verde para representar o natal.

Culturas orientais e asiáticas: Lá, a cor vermelha é associada com felicidade, alegria e celebração. É uma cor frequentemente associada com restaurantes chineses no ocidente, por causa da associação com sorte e felicidade. Especialmente na Índia, a cor é relacionada com a pureza e no Japão é associada com a vida, mas também raiva ou perigo.

América Latina: No México e outros países latinos, o vermelho é a cor da religião quando usada em conjunto com o branco.

Oriente Médio: Vermelho invoca sentimentos de perigo e cuidado. Alguns consideram a cor como maligna

Em todo o mundo: A cor é usada durante o Ano Novo Chinês para trazer sorte, boa fortuna e prosperidade.

Laranja

Na Holanda, o laranja é a cor nacional

Culturas ocidentais (América do Norte e Europa): O laranja é a cor da colheita e outono. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cor significa o início do outono que começa em setembro, junto com o início das aulas. É associado com o calor e frutas cítricas. Na Holanda, o laranja é a cor nacional e é associada com a realeza.

Culturas orientais e asiáticas: A matiz, especialmente o açafrão (um laranja amarelado igual a cor da planta) é sagrada na cultura indiana. No Japão, o laranja é símbolo de coragem e amor.

América Latina: O laranja é o ensolarado; também é associado com a terra em alguns países por causa da cor laranja-avermelhada do solo.

Oriente Médio: Laranja é associado com lamentação e perda.

Em todo o mundo: Essa cor pode ter associações religiosas; é a cor da gula na Cristandade.

Amarelo

Taxis em NY.

Culturas ocidentais (América do Norte e Europa): A natureza alegre do amarelo é predominante na maioria dos países ocidentais. É associada com o calor (do Sol), verão e hospitalidade. Especialmente nos Estados Unidos a cor é associada com transporte (no Brasil também – veja as cores do Correio). Táxis e ônibus escolares são amarelos, assim como muitos tipos de sinalização de rua. A empresa de fabricação de chá, Lipton, por exemplo, usa o amarelo mundialmente no mercado, mas existem mudanças no material de marketing quando analisamos os sites dos diferentes países. Na Alemanha, o amarelo é associado com a inveja (que é verde nas outras culturas ocidentais).

Culturas orientais e asiáticas: Membros das classes reais em poder geralmente usam essa matiz e a cor é considerada sacra e imperial. No Japão, essa definição é expandida para incluir coragem (que é algo esperado de um imperador) e é a cor do comércio na Índia.

América Latina: O amarelo é associado com a morte e lamentação em muitos países latinos.

Oriente Médio: No Egito, o amarelo é associado com a lamentação (como na América Latina) e em outros lugares é relacionado com a felicidade e prosperidade. As associações são relacionadas com aquelas dos países ocidentais.

Em todo o mundo: Em muitos países africanos, apenas pessoas com um alto grau na sociedade podem usar amarelo. As variações douradas são universalmente associadas com dinheiro, qualidade e sucesso na maioria das culturas do mundo.

Fonte: http://design.blog.br/design-grafico/a-cor-e-seus-significados-culturais

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page