top of page
  • Juliane Ott Peccini

EMPREENDEDORISMO: Plano de Negócios – a ferramenta essencial para conhecer sua empresa.


Continuando o nosso assunto sobre empreendedorismo, depois de analisar as oportunidades, o ideal é desenvolver um PLANEJAMENTO da empresa por meio do Plano de Negócios. É um documento que sintetiza a essência da empresa, é a ferramenta do empreendedor com a qual a sua equipe avalia oportunidades, identifica, busca e aloca os recursos necessários ao negócio, planeja as ações a serem tomadas, implementa e gerencia o novo negócio (DORNELAS, 2005, p. 45).

Uma dica para os iniciantes, é a utilização do programa desenvolvido pelo Sebrae, o SPPLAN, em que auxilia a elaboração do plano de negócios, e é gratuito.

A terceira etapa é a captação de recursos, seja através de empréstimos junto a bancos, auxilio de familiares ou amigos, ou investidores.

A quarta etapa é o gerenciamento da empresa. Pode parecer fácil, porém, é nesta fase que o empreendedor deve estar identificando os problemas atuais e potenciais, utilizando ferramentas de controle, profissionalizando a gestão da empresa.

Lembre-se que o PLANO DE NEGÓCIOS é muito fundamental para o empreendimento dar certo, pois, com ele é possível “minimizar erros e aumentar as condições de acertos. Ele permite explorar melhor o mercado, verificar a viabilidade do projeto e identificar as melhores práticas para a venda” (REDAÇÃO, 2015).

Uma dica importante é: mantenha o foco do negócio, já que o início de cada empreendimento é um pouco escasso de recursos, seja financeiro, tecnológico ou humano, não tem caminhos fáceis e rápidos. Não pode se desesperar, ficar ansioso por resultados rápidos.

Fique atento a dicas de empreendedores experientes, leia artigos sobre o assunto, no site www.administradores.com.br há muitas idéias e dicas para quem quer iniciar um novo negócio. Boa sorte!

Juliane Ott Peccini - Formanda em Administração pela UPF.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page