• www.camilaporto.com.br

5 tendências nas redes sociais para 2018


Se tem uma coisa que anda muito rápido é o mundo da tecnologia e das redes sociais. Anos atrás, alguns recursos que eram vistos como tendências nas redes sociais, hoje nós até tiramos sarro, achando engraçado. Por exemplo, MSN, Orkut, chat do UOL e até o querido Snapchat (que até tempos atrás era visto como uma baita tendência e hoje já anda meio esquecido).

Mas existem algumas tendências nas redes sociais que você precisa ficar ligado para aproveitar o momento certo. Não adianta querer pegar a onda depois que ela passou, não é mesmo?

Então, queremos compartilhar com você 5 tendências nas redes sociais que acreditamos que já estão funcionando para vários negócios. E quando falamos no contexto das pequenas empresas, vale muito a pena ficar ligado nesses pontos. Principalmente para ver o que você pode aplicar no seu negócio.

1 - Vídeos sem som

Quando falamos em vídeos para as mídias sociais, existem alguns formatos que tendem a funcionar melhor. E são neles que você deveria investir mais. Como é o caso do nosso primeiro item na lista de tendências: os vídeos sem som.

Eles são conteúdos em vídeo que as pessoas podem consumir e compreender uma informação, mas sem o áudio.

É muito comum que as pessoas estejam em uma fila no banco, dentro de um ônibus ou metrô, esperando o embarque no aeroporto etc. e mexendo no celular. As pessoas ficam ali vidradas no feed de notícias do Facebook ou Instagram. Para não incomodar quem está por perto, vale a pena assistir a um vídeo sem ativar o som.

Hoje, muitas empresas e portais de conteúdo estão usando o formato de vídeos que nós chamamos de “slideshow”. Nós mesmos, aqui no nosso negócio, estamos apostando nesse formato.

Qual é a ideia? É um vídeo curto, onde a pessoa pode ter acesso a um conteúdo de vídeo sem que necessariamente ela deva ativar o som. É diferente de um vídeo do YouTube, por exemplo, que o áudio é fundamental para compreensão.

2 - Vídeo ao vivo

Novamente, não é algo extremamente novo, mas é um formato que cada vez mais tem recebido destaque na distribuição de conteúdo no feed de notícias no Facebook.

Para nós, quando acessamos o histórico de publicações da nossa página, é nítida a diferença quando fazemos uma live, uma transmissão ao vivo na página, versus qualquer outro tipo de publicação. As lives geram maior alcance e maior engajamento.

Se você está com baixo engajamento na sua página, se você publica um conteúdo e tem baixo alcance orgânico, investir em vídeos ao vivo no Facebook é extremamente importante.

E isso também foi levado para o Instagram, no Stories. Lá você também pode fazer vídeos ao vivo. Então, esse é um tipo de conteúdo que cada vez mais será valorizado pela família Facebook. Por isso: invista para aumentar a exposição do seu negócio!

3 - Robôs do messenger

Como terceira tendência, nós citamos os robôs, principalmente os do Messenger do Facebook. Eles foram lançados em 2016 e em 2017 deram um boom para pequenas empresas utilizarem em seus negócios. Você pode ter robôs que fazem um auto-atendimento na sua página, por exemplo.

Existe o inbox dentro da sua fanpage no Facebook e existem várias ferramentas que você pode utilizar para essa automatização, como o ManyChat.

Os robôs são cada vez mais uma aposta do Facebook quando falamos de autoatendimento dentro das redes sociais e, consequentemente, vão ajudar no aumento das suas vendas e também na interação com a sua audiência e com possíveis clientes. Invista em estudar isso porque acreditamos que será um futuro breve a ser ainda mais explorado.

Hoje em dia a interação dos robôs ainda é bem tosca, mas na medida que a inteligência artificial começar a evoluir, o quanto antes você estiver preparado para isso, melhor.

4 - Videos de pequena duração

Voltamos ao tema vídeos e nós insistimos nesse formato porque eles podem fazem diferença no seu negócio. Outra tendência que vemos crescendo muito são os vídeos curtinhos, com pouco tempo de duração.

É só ver o crescimento do Snapchat e a cópia descarada feita pelo Facebook com o Instagram Stories e, agora, no próprio Facebook. Tem stories em todos os lados! Inclusive, um que vai chegar em breve é no Skype, fica de olho aí!

Esse vídeo de pequena duração é um formato de vídeo curto que tem um prazo para ser consumido. É uma tendência bem consolidada também quando se fala de influenciadores, mas que as pequenas empresas ainda não estão ligadas e que podem usar!

Esse modelo de conteúdo é muito simples e rápido de fazer. Com um celular e alguma coisa para falar, você já tem um conteúdo de valor para produzir para sua audiência.

Esse pode ser um primeiro passo que você pode dar quando falamos em vídeos. Os vídeos curtos são cada vez mais uma tendência forte e você deveria começar a entender como aplicar isso no seu negocio.

5 - Lojas dentro das redes sociais

E, mais um item para ficar ligado – que já é uma coisa mais manual, mas que será escalável: usar a sua própria rede social para vender os seus produtos.

Começamos a perceber a tendência interessante de que todo esse processo de venda pode ser feito dentro de uma própria rede social. É uma porta de entrada interessante para pequenas empresas que não podem ainda investir em um site de e-commerce, por exemplo.

#facebook #redesocial #video #instagram

18 visualizações