• Jaqueline Ott Silva

6 sites para baixar músicas sem direitos autorais



O vídeo é o formato queridinho do Facebook e Instagram, portanto, vale muito a pena apostar! Mas se o vídeo contém música (de autores conhecidos ou não), deves ficar muito atento sobre os direitos autorais musicais.


O Instagram, a princípio, não identifica se o vídeo ou a live viola alguma lei de propriedade, contudo, isso pode ocorrer, já vimos isso com algumas contas.


Além disso, em função dos direitos autorais, o recurso "Musica" no Stories do Instagram não está liberado para contas comerciais, somente pessoais.


"Quando um vídeo ou uma transmissão viola os direitos autorais, o Instagram notifica o perfil para que a música protegida possa ser retirada, evitando que a live caia ou que o vídeo seja silenciado ou retirado do feed. Outra possibilidade é o conteúdo ser silenciado em alguns países por não estar disponível para uso nesses locais". (FEPER, 2020)


"Apesar da plataforma ter firmado acordos com as principais detentoras de músicas com direitos autorais para flexibilizar a utilização desses conteúdos, eles não são garantia que o vídeo permaneça no ar com material de terceiros". (FEPER, 2020)


Para você não cair na "malha fina" deles, há algumas sugestões de como usar as músicas:


Clipes de música mais curtos: quanto maior o trecho, maior a probabilidade do vídeo ser derrubado;


Componentes visuais: a música não deve ser o objetivo principal do conteúdo;


Conteúdos com permissão: inserir músicas e vídeos com permissão do autor é a única alternativa segura do vídeo permanecer no ar.




Sites com músicas sem direitos autorais


Podemos utilizar também músicas ou trilhas com direitos liberados, com “free-royalties”. Abaixo listamos alguns sites que você conferir. O que mais usamos é o studio do YouTube:



YouTube AudioLibrary (clique para ir ao site)


Possui mais de 2000 músicas para download, que podem ser pesquisadas através de gênero musical, sentimento ou tempo de duração. E são todas para livre uso.




Outros sites com músicas sem direitos autorais:


https://archive.org/details/audio


https://freesound.org/browse/


http://ccmixter.org/


https://freeplaymusic.com/#/


https://soundcloud.com/stereofloat





FONTE:


FEPER, Felipe. Como usar músicas com direitos autorais nas redes sociais. Disponível em https://www.epics.com.br/blog/como-usar-musicas-com-direitos-autorais-nas-redes-sociais


Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos/musica">Música foto criado por tirachardz - br.freepik.com</a>