Quem nunca viu “...te passamos o preço por inbox” que atire a primeira pedra! Resposta comum no Instagram. Mas, você gostando ou não, essa prática, segundo o Procon, é ilegal. Está no Código de Defesa do Consumidor: Artigo 6 – Decreto 7.962/2013 Artigo 2. Resumindo: nenhuma empresa pode esconder ou dificultar a visualização de preços para o consumidor. Quem descumprir pode ter penalidades, como multa.
Acredite ou não, a maioria dos consumidores não gosta nenhum pouco quando a resposta da empresa é esta! Fizemos uma pesquisa no Instagram da Fino Traço e perguntamos o que nossos seguidores pensam sobre “preço inbox”, com as opções:
- Perco interesse na hora
- Não me importo
90% das pessoas marcaram “Perco interesse na hora”. Então, além de ser ilegal, insistir nesta resposta também desagrada o cliente, que não se interessa mais pela compra.
Alguns especialistas são sugestões de qual seria a maneira correta de expor um produto nas redes sociais:
· Características essenciais;
· Preço;
· Formas de pagamento;
· Prazo para entrega do produto ou prestação de determinado serviço.
Exceções
Para todas as regras existem as exceções. Caso o produto ou serviço depender de orçamento, o preço não necessita estar exposto, mas é preciso deixar claro na postagem que há variação de valor. Igualmente, há profissões reguladas por conselhos profissionais que não aceitam a indicação de preços em sites e redes sociais.
Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Contudo, ainda há grande discussão (muita polêmica mesmo) sobre esse assunto, pois, “pedir o preço inbox” até então é visto como estratégia de marketing por vários especialistas. Porém, não podemos dificultar o “consumo” de informação dos nossos clientes em relação aos nossos produtos. Nós temos que facilitar a compra, abrir caminho e não fechá-lo.
Concluindo, esta prática afeta a confiabilidade do cliente em relação a empresa e o pior, é ilegal. Mas, vamos pensar nos pontos positivos de expor o preço: gera a sensação de transparência da empresa com o consumidor e também, as chances de perder uma venda diminuem.
Conta para nós, o que você acha disso? Concorda?
Queremos saber sua opinião.
Fontes:
Foto: freepik
Comentarios