• Jaqueline Ott Silva

Quantos tons de verde você conhece?



Cem tons de verde está bom pra você? Esse tom proveniente da mistura do azul com o amarelo possui várias curiosidades que listamos abaixo:

- Cor predileta de 16% dos homens e 15% das mulheres. Segundo Eva Heller, ele é mais que uma cor, pode ser considerado uma ideologia, uma consciência.

- O acorde verde + azul é associado a todas características positivas e agradáveis.

- Verde era a cor da Burguesia. Por que? Naquela época era muito caro o processo de tingimento para ter um tom de verde vivo e quanto mais luminoso o tecido, mais aristocrático. Nos retratos antigos, caso houvesse um fundo verde, isso demonstrava que os retratados eram burgueses.


Casal Arnolfini - quadro do pintor flamengo Jan van Eyck, pintado em 1434. A obra exibe o então rico comerciante Giovanni Arnolfini e sua esposa Giovanna Cenami, que se estabeleceram e prosperaram na cidade de Bruges (hoje Bélgica). A burguesa senhora casou-se de verde. A cama vermelha é outro indicador do seu status: as roupas vermelhas só eram facultadas á nobreza - tecidos vermelhos eram absurdamente caros naquele tempo.

- Verde é a cor que mais possui variações e se modifica dependendo da luz.


- O verde é associado ao natural, a vivacidade, ao saudável. É o tom da primavera e da fertilidade.

- Na tradição antiga europeia, demônios em geral eram verdes (e também pretos). Isso porque qualquer coisa que possua pele esverdeada não pode ser humana – e nem sequer mamífero.


Alguns acordes com a cor verde e suas associações


A esperança

O venenoso

A juventude

A segurança

E você gosta da cor verde?




Fonte: A psicologia das Cores de Eva Heller e Wikipédia

13 visualizações