top of page
  • Foto do escritorJaqueline Ott Silva

Você sabe usar as Hashtags?



Você provavelmente já usou as famosas hashtags no seu perfil pessoal ou comercial. Ela se popularizou mesmo através do Instagram e hoje é largamente explorada para atrair mais clientes, criar engajamento, ter alcance. Contudo, é importante deixar claro que as hashtags são apenas uma ferramenta, ela não faz “milagre”.


Mas, sabemos realmente como empregar de forma efetiva e correta? Quantas # usar? Nos comentários ou na legenda? Bem, eu tinha determinadas dúvidas em alguns pontos, então fui atrás e elaborei um GUIA com as principais dicas pra usarmos a hashtag de maneira correta. Vamos lá:



O que é Hashtag?

Podem ser traduzidas pelo português como etiquetas, “...a finalidade da hashtag é etiquetar os conteúdos em categorias para que eles sejam achados com mais facilidade (e até mesmo para dar uma organizada nas redes sociais) (Postgrain).


Qual # escolher?

1 - Para escolher quais hashtags usar é muito importante conhecer a persona do seu negócio, ou seja, conhecer seu público, o que ele gosta, o que ele pesquisa nas redes sociais.


2 - Saber qual é o seu nicho de mercado.


3 - Usar hashtags de acordo com o tema da postagem.

Ex: O post é sobre identidade visual, então as hashtags podem ser #identidadevisual #criaçãodelogotipo #logomarca


Quantas # usar?

Não abuse no número de hashtags. Até hoje o Instagram permite o uso de até 30 por publicação. Mas, não quer dizer que precisamos usar todas. Inserir muitas # pode cansar e não agradar seu público e sinceramente, parece desespero usar aquelas milhões de palavras. Legal é usar poucas (uns falam de até 8 hashtags) bem posicionadas. Portanto, mapeie as mais relevantes para seu segmento.


Outra dica é não utilizar as # com milhões de publicações (pois seu post pode ficar muito pouco tempo no feed e ser “rolado lá pra baixo”) mas, também não aposte naquelas que tem zero pessoas usando. Resumindo, escolha as médias. Ou se preferir, varie entre # grandes e pequenas.

Especialistas sugerem variar as hashtags, ou seja, não use sempre as mesmas!


Onde encontrar as #?

Um local que pode nos ajudar a encontrar as hashtags relevantes é o campo de busca/pesquisa do Instagram. Use também o campo de pesquisa para conferir se as # que você utiliza está dando resultado. Outra dica é ver quais # seu concorrente está usando (verifique e veja se há algumas pertinentes para a sua postagem)


Abaixo segue um link com dicas da máster Camila Porto com algumas ferramentas pra você encontrar as melhores hashtags pro seu negócio:


# banidas pelo Instagram

O Instagram pratica um monitoramento sobre as hashtags, pois, quanto uma é usada de forma inapropriada, a plataforma bane a mesma. Vou dar um exemplo: quem nunca colocou #sextou (finalmente chegou a sexta-feira) no seu story?! Mas para os estrangeiros isso significa “sex to u”, ou “sexo para você”. Então, a rede social limitou a hashtag temporariamente por causa disso. Só use hashtag em inglês se tem ligação com sua estratégia e se você sabe o que aquela palavra significa, se não possui duplo sentido.


Abaixo tem um link pra você conferir algumas # banidas pela Instagram em 2020:


E quem insiste em usar as hashtags proibidas pela plataforma também é punido. Acontece o chamado Shadowban, que consiste no bloqueio parcial ou total do conteúdo de um perfil.


# de localidade

Se o seu nicho está na sua cidade, como uma loja física ou um restaurante, por exemplo, é muito útil usar uma hashtag com a localização, a cidade.


Acompanhe as # que você usa

Acompanhe as # que você publica para ver se realmente elas são relevantes e para confirmar se é adequado sua postagem estar ali no meio dela.


# nos comentários ou na publicação?

Eis a questão! Segundo pesquisa do site AgoraPulse, hashtag na legenda gera mais likes e alcance, contudo, hashtag nos comentários gera mais engajamento.

Qual usar? Depende da sua estratégia! Veja seus objetivos com a postagem e escolha o que trará os resultados que você busca.


# na Bio do Instagram

Você pode usar hashtag na Bio do seu perfil, algo mais focado na marca ou até para um lançamento de produto, por exemplo.


# no Story

Utilize a hashtag nos stories seguindo as mesmas orientações citadas acima.

Para finalizar, uma dica: Hashtag não se trata de quantidade e sim qualidade!

Esperamos que você tenha gostado!

Fontes:

postgrain.com/blog

Canal do Youtube Rejane Toigo

Canal Youtube Camila Renaux

Foto: <a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mulher'>Mulher foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

36 visualizações0 comentário
bottom of page